A PRODUTORA DE BIOMETANO GNR FORTALEZA COMPLETA CINCO ANOS E PLANEJA EXPANSÃO DE PRODUÇÃO
A produtora de biometano GNR Fortaleza está comemorando seu aniversário de 5 anos de operação e os resultados positivos alcançados até aqui. A empresa é fruto de uma parceria entre a MDC e a Marquise Ambiental. Desde a sua inauguração, em 2018, a planta produziu mais de 132 milhões de metros cúbicos (m³) de biometano, o que representa mais de 306 milhões de m³ de biogás. O volume já produzido nesses 5 anos seria suficiente para suprir o consumo residencial de uma cidade inteira com 2,5 milhões de habitantes por um ano ou abastecer a frota brasileira de 1,6 milhões de veículos GNV por 2 semanas.
Diante do resultado positivo e da perspectiva de crescimento do setor, com o aumento da demanda por fontes de energia renováveis, a planta tem expectativa de aumentar sua produção para 108 mil m³ de biometano/dia, alcançando 39 milhões de m³ por ano. Em 2022, a GNR Fortaleza passou a comercializar também certificados de rastreabilidade do combustível renovável para consumidores, chamados GAS-REC, que permitem aos clientes o reporte de suas emissões de gás considerando o consumo limpo e sustentável de biometano
A planta da GNR Fortaleza é a única no país autorizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) a injetar biometano diretamente na rede de gás natural, distribuído pela concessionária Cegás. A empresa também responde por até 20% de todo gás natural comercializado pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás), que é consumido principalmente por indústrias, comércios e residências do estado, garantindo à rede do Ceará o maior percentual de combustível renovável do mundo.
Deixe seu comentário